Matt Sorum se junta a protesto contra a caça de golfinhos no Japão


Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses, se juntou a ativistas que protestaram contra a caça anual de golfinhos na vila de pescadores de Taiji, no Japão.

Sorum participou da manifestação ao lado de Ric O’Barry, um dos criadores do documentário “The Cove” (vencedor do Oscar de Melhor Documentário) e ex-treinador dos cinco golfinhos fêmeas (Susie, Kathy, Liberty, Patty e Sharky) que participaram do seriado Flipper. Depois de perder Kathy (sua preferida) em seus braços, fundou em 1970 o Dolphins Project (Projeto Golfinho) e passou a se dedicar a luta contra a matança e a qualquer forma de cativeiro destes animais.

Cena do documentário The Cove 
O documentário mostra os golfinhos sendo levados para uma enseada (cove) onde são golpeados com lanças e facas até a morte. Alerta ainda sobre o risco de contaminação da carne por mercúrio. Aproximadamente 23 mil golfinhos são mortos anualmente no Japão.

Os pescadores dizem que a caça faz parte da tradição de sua aldeia e chamam os críticos ocidentais, que comem outros tipos de carnes, de hipócritas. Alguns grupos nacionalistas acusam O'Barry e os ocidentais de interferirem na cultura japonesa.

Durante uma entrevista O’Barry foi perguntado se estava cansado de tanta luta. “Sim, preferia estar em casa com minha filha, regando meus bambus. Eu acho que vou lutar até o fim, mas não sei se vou ter tempo para ver a vitória. Tudo bem. Tenho paciência e combato sem raiva. Você acha que gosto de usar um colete à prova de balas e andar com seguranças? O que eu queria mesmo era ficar com os golfinhos.”

Matt Sorum e Ric O'Barry em Taiji, Japão.
Sorum chegou em Taiji no dia 01 de setembro (domingo), quando se inicia a temporada de caça,  "É como um terrível pesadelo, estou assistindo a isso como se estivesse numa realidade alternativa, surreal, olhando com absoluto descrédito o que está acontecendo na minha frente” disse em uma entrevista por telefone para a revista Billboard, após presenciar a matança.

O baterista também pretende organizar um festival de rock em Tóquio em apoio a campanha e espera contar com músicos japoneses e ocidentais, incluindo sua nova banda, Kings of Chaos.

Caso você tenha interresse em assistir ao documentário, confira abaixo:

“The Cove” (A Enseada)

Comentários

Postar um comentário